04.08.2017 / Notícias

Os segredos da caracterização

O hairstylist Fabinho Araújo fala sobre as técnicas que usa na criação de um personagem e dá dicas para novos profissionais que querem ingressarem no ramo. Confira!

Para dar vida a um novo personagem, o responsável pelo trabalho de caracterização precisa saber, tanto quanto o ator, as caraterísticas que seu papel irá revelar na ficção. Já na realidade, o profissional que atua, ou deseja atuar nessa área, tem que construir todos os pontos de uma nova caracterização, segundo Fabinho Araújo, hairstylist do Salão Criar, o cabelo é uma das especializações que o profissional precisa se atentar. “Tem que estudar: saber desde história, penteados e maquiagem. Em uma novela, por exemplo, é necessário saber a época e estudar essa época para não errar. Além de fazer muitos cursos”, conta. 

Dentro dos cursos ele destaca três categorias que são essenciais para quem deseja ingressar nessa área. “Cursos de maquiagem pessoal e teatral, pois há uma grande diferença entre eles, visagismo e penteado. Eu fiz todos esses cursos para poder oferecer a melhor caracterização aos meus clientes”, afirma o beauty artist. 

Seu trabalho mais recente foi com o ator Henri Catelli, que irá interpretar um “mauricinho” na próxima novela global. “O trabalho de caracterização é pensado e o personagem estudado. No caso do Henri, tivemos várias referências, afinal, tudo teve que ser pensado para caracterizar a década de 1920, já que é uma novela de época. E o trabalho teve que ser em conjunto com o ator e a figurinista. Estudamos, inclusive, alguns atores famosos, como o Leonardo Di Caprio, na pele do personagem Jay Gatsby, e seus filmes para compor essa caracterização”, explica Fabinho. Um dos maiores desafios de criar a caracterização é juntar todos os conceitos e, principalmente, enfatizar a época que está sendo retratada na novela. “Por exemplo, não existia homem de cabelo tingido em 1920. Então temos que levar tudo os mínimos detalhes  em consideração” comenta o hairstylist.

Todo esse trabalho precisa ser alinhado com a equipe do salão, para se portar de forma profissional na presença de famosos, e Fabinho dá a dica: “Quem atende famoso tem que saber, ou avisar para os funcionários, que tem hora para tirar foto com o cliente. Geralmente depois que acabam os serviços e sem invadir a privacidade deles”, finaliza.